Estudo publicado na revista “Nature” revela que um remédio utilizado no tratamento de diabetes pode ajudar a combater a leucemia mielóide crônica (LMC), tipo de câncer que afeta o sangue. Durante a pesquisa, cientistas ministraram o medicamento ao mesmo tempo em que realizavam os procedimentos do tratamento padrão e constaram que os que eram submetidos ao novo remédio eram mais propensos a ficar mais tempo sem apresentar a doença.
Imagem ilustrativa. |
Os cientistas ministraram uma combinação da droga Pioglitazona, utilizada em pacientes diabéticos, juntamente com o tratamento padrão em 24 pacientes com organismo já resistente ao método padrão. Depois de um ano, mais de 50% deles estavam na remissão, ou seja, em estado de normalidade. Além disso, os três primeiros a receberem o tratamento não apresentaram recorrência da doença nos cinco anos que se seguiram. O novo método pode ser uma opção para os pacientes que se tornaram resistentes à terapia convencional.
A expectativa é de que o tratamento também seja eficaz no combate a outros tipos de câncer. O tratamento convencional da leucemia inclui, entre outros, o remédio Imatinibe.
“As perspectivas para pessoas com leucemia têm melhorado drasticamente desde a introdução de medicamentos como o Imatinibe, mas para alguns pacientes essas drogas nem sempre são eficazes”, afirmou Peter Johnson, chefe clínico da Cancer Research UK.
Fonte: CRF-RJ (Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário